Devo fazer um check-up oncológico?

Ana Paula Cardoso • January 13, 2025

Devo fazer um check-up oncológico?


O check-up oncológico é um conjunto de exames e avaliações médicas voltado à detecção precoce de câncer e à análise de fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Este procedimento pode prevenir e obter o diagnóstico precoce, aumentando significativamente as chances de sucesso no tratamento.


Ideal para quem busca cuidar da saúde de forma proativa, o check-up oncológico é recomendado principalmente para pessoas com histórico familiar de câncer, fumantes, pessoas acima dos 40 anos ou com fatores de risco como obesidade, etilismo e sedentarismo.


Os benefícios do check-up oncológico são amplos. Ele permite o diagnóstico precoce, identificando alterações ainda em estágios iniciais, quando as chances de cura são maiores. Além disso, ajuda na prevenção, ao mapear hábitos e condições que podem ser ajustados para reduzir os riscos. O check-up também é uma excelente oportunidade para obter informações sobre a saúde e tirar dúvidas, trazendo mais tranquilidade e segurança ao paciente.

Exames como mamografia, ultrassonografias (principalmente mama, tireoide, abdome e rins), PSA e toque retal para os homens, colonoscopia para todos e Papanicolau para as mulheres são exames que podem fazer a diferença na sua saúde. Além das vacinas do HPV e hepatite B, que podem prevenir o câncer de colo de útero, ânus, pênis e fígado.


É recomendado que o check-up oncológico seja realizado anualmente, mas a frequência pode variar conforme orientação médica, considerando os riscos e histórico individual.


Converse com seu médico sobre isso. A prevenção é a melhor saída!


Se eu puder te ajudar, conte comigo!


Caso necessite de um conversa personalizada, agende uma consulta com a Dra. Ana Paula. Ela atende presencialmente, em São Paulo, e online, por telemedicina!

Remissão e cura? Qual a diferença entre remissão e cura no tratamento do câncer?
By Ana Paula Cardoso September 9, 2025
Quando um médico fala em remissão, ele está dizendo que o tratamento está funcionando, que o tumor está reduzindo, que tem menos células cancerígenas circulando
Câncer adrenal  é raro?
By Ana Paula Cardoso September 2, 2025
O câncer adrenal é um tumor raro que afeta as glândulas adrenais, pequenas estruturas acima dos rins responsáveis por produzir hormônios essenciais para o corpo.
Fumar aumenta o risco de câncer de bexiga? Sintomas, cuidados e tratamentos.
By Ana Paula Cardoso August 6, 2025
Quando se fuma, essas toxinas são absorvidas pelos pulmões, entram na corrente sanguínea e acabam sendo filtradas pelos rins. A partir daí, vão parar na urina. Ao ser armazenada na bexiga, a urina carrega compostos tóxicos que ficam em contato direto com o revestimento da bexiga: o urotélio.