Existem exames de sangue para descobrir o câncer ?

Ana Paula Cardoso • April 4, 2024

Existem exames de sangue para descobrir o câncer? 


A detecção precoce do câncer é um dos pilares fundamentais para o sucesso do tratamento e para a melhoria na qualidade de vida dos pacientes. Entre as várias ferramentas disponíveis, os exames de sangue que identificam marcadores tumorais podem auxiliar no diagnóstico de algumas formas de câncer. 




Mas o que são marcadores tumorais? 


Marcadores tumorais são proteínas produzidas tanto por células malignas, quanto por células benignas. Quando os níveis dessas substâncias estão elevados no sangue, isso pode indicar a existência de um tumor maligno, muito embora também possa não passar de um falso alerta. É importante ressaltar que nem todos os tipos de câncer têm marcadores tumorais específicos. E, mais importante ainda é saber que a presença do marcador no exame de sangue pode não ser o diagnóstico definitivo de uma neoplasia. Existem células saudáveis que também produzem marcadores tumorais. 



Alguns marcadores bem estabelecidos:


  • PSA (antígeno prostático específico): utilizado principalmente para detectar o câncer de próstata. Níveis elevados podem indicar a necessidade de investigações adicionais, como biopsias. 


  • CEA (antígeno carcinoembrionário): associado a vários tipos de câncer, incluindo câncer colorretal, de pulmão e de mama. Ele pode ser utilizado para avaliar um tratamento já em curso, ou para fazer um diagnóstico. 


  • CA 125: Utilizado no diagnóstico do câncer de ovário, assim como na avaliação da resposta, acompanhamento da eficácia do tratamento já empregado. 


  • AFP (alfa-fetoproteína): principalmente associado ao câncer de fígado, também pode estar elevado em tumores do testículo. 


  • Beta-HCG: além da detecção da gravidez em mulheres, na oncologia ele funciona como uma excelente forma de detectar e acompanhar os tumores germinativos. 


  • CA 19-9: utilizado no diagnóstico e monitoramento do câncer de pâncreas, mas também em outros tipos de câncer. 



Importância do marcador tumoral


Marcadores tumorais são ferramentas que auxiliam o diagnóstico em alguns casos, como no câncer de próstata e o câncer de testículo.


Na maioria dos pacientes eles serão utilizados como acompanhamento, de alguém que já tratou o câncer ou que ainda está tratando. Nesses casos os marcadores vão servir como guia para saber como anda o tratamento, se a doença está regredindo e até como diagnóstico precoce de uma recorrência, como pode acontecer nos casos de câncer de colon, câncer de pâncreas, câncer de próstata, câncer de ovário, câncer de testículo e outros. 


Nessas situações a detecção precoce do câncer por meio de marcadores tumorais pode oferecer várias vantagens, incluindo a possibilidade de tratamento mais eficaz, menor necessidade de intervenções invasivas e, consequentemente, melhores taxas de sobrevivência. 


No entanto, é preciso entender que os marcadores tumorais são ferramentas de auxílio ao diagnóstico e que não podem ser utilizados como único método. O médico solicita os marcadores presentes nos exames de sangue sempre em conjunto com outros exames de rastreio ou de investigação, além de acompanhar a história clínica do paciente.

 

Um caso clássico é o PSA, que embora seja uma ferramenta importantíssima no rastreio do câncer de próstata, não deve ser considerado isoladamente, o que faz do exame de toque retal uma ferramenta auxiliar para acompanhar os homens acima dos 50 anos (ou antes, a depender do histórico). 

 


Pode haver investigação desnecessária? 


“Quem não sabe o que procura, não sabe interpretar o que acha” (Claude Bernard). 

 

Sim, é importante destacar que a realização destes exames de forma aleatória, sem uma clara indicação médica pode trazer problemas como: 


  • ansiedade e estresse: a espera pelos resultados e a incerteza podem gerar ansiedade e estresse desnecessários. 


  • falsos positivos: alguns marcadores tumorais podem estar elevados por razões não relacionadas ao câncer (algumas inflamações, por exemplo), levando a diagnósticos equivocados e procedimentos invasivos desnecessários. 


  • custos financeiros: exames e procedimentos adicionais podem representar custos financeiros significativos para o paciente e para o sistema de saúde. 



Marcadores tumorais têm uma indicação precisa


São capazes de auxiliar em uma detecção precoce e no acompanhamento do tratamento do câncer. No entanto, só critérios médicos determinam sua realização, evitando investigações desnecessárias que só vão gerar ansiedade. O médico pode avaliar de forma individualizada os riscos e benefícios de cada exame, a partir do histórico de cada paciente, incluindo sua família, e assim ter uma abordagem de sucesso. 






 A atividade física é uma das formas mais poderosas de se proteger contra o câncer
By Ana Paula Cardoso July 22, 2025
Você sabia que a atividade física é uma das formas mais poderosas de se proteger contra o câncer? Estudos comprovam que o exercício regular pode reduzir significativamente o risco de desenvolver vários tipos de câncer, incluindo mama, cólon, endométrio, rim e bexiga.
Imunoterapia são drogas capazes de ativar seu sistema imunológico.
By Ana Paula Cardoso June 30, 2025
Imunoterapia são drogas capazes de ativar seu sistema imunológico. Mais especificamente seus linfócitos T.
Entenda os verdadeiros impactos do câncer de próstata avançado. A doença pode afetar a cognição?
By Ana Paula Cardoso June 16, 2025
O câncer de próstata avançado do Presidente dos Estados Unidos. Saiba o que muda na rotina, os mitos e os avanços no tratamento da doença.