Câncer de próstata: como isso foi acontecer comigo?

Ana Paula Cardoso • December 16, 2024

Câncer de próstata: como isso foi acontecer comigo?


Essa é uma das perguntas mais frequentes nos consultórios, especialmente de homens que nunca perceberam sintomas antes do diagnóstico de câncer de próstata.


Mas qual é a resposta para essa pergunta?


Não existe uma única explicação, mas o câncer de próstata é uma doença comum e estudos mostram que um em cada oito homens será diagnosticado com câncer de próstata ao longo da vida, sendo a maioria dos casos entre homens com mais de 65 anos. Apesar de ser comum, raramente a doença evolui de forma agressiva. Na verdade, muitos homens convivem bem com a doença e vão falecer por outras causas.


Fatores como idade, obesidade, consumo excessivo de gorduras, sedentarismo, hereditariedade (parentes de 1º grau com a doença) e etnia (maior prevalência entre afrodescendentes) aumentam o risco.


Como o câncer de próstata ocorre?


Nosso corpo sofre processos tumorais a todo tempo. Células que se multiplicam desordenadamente, células alteradas, células com mutações são naturalmente identificadas pelo nosso sistema de defesa (imunológico) e tiradas de circulação (ou seja, são mortas pelo nosso organismo). Mas em algum momento – e existem muitos fatores relacionados a esse processo - nosso organismo não identifica que essas células são doentes. 


É como uma falha no sistema e ele deixa que as células doentes se reproduzam. Nesse momento você tem a formação de um agrupamento de células chamado tumor. Quando esse tumor é maligno é chamado de câncer e o câncer mais comum na próstata é o adenocarcinoma. 


Na fase inicial, o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas. Porém, em estágios mais avançados, pode causar:


  • Dor, ardência ou dificuldade para urinar;
  • Vontade frequente de urinar, especialmente à noite;
  • Dores ósseas, nas costas, quadril ou pernas;
  • Sangue na urina ou no sêmen;


Como prevenir e tratar?


A melhor prevenção é manter um estilo de vida mais saudável, mais equilibrado. Realizar visitas regulares ao urologista e exames como o toque retal e a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico). E caso esses exames detectem alterações, o médico pode solicitar uma biopsia para confirmar o diagnóstico.


Após a confirmação, o paciente é encaminhado a um oncologista, que define o tratamento mais adequado com base no tipo e estágio do tumor. As opções incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e terapias combinadas.

Vale lembrar: o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.


Caso queira saber mais, agende uma consulta com a Dra. Ana Paula. Ela atende presencialmente, em São Paulo, e online, por telemedicina!



REFERÊNCIAS

  1. Instituto Oncoguia. Câncer de Próstata. Disponível em Sobre o câncer de próstata | Instituto Oncoguia
  2. American Cancer Society. Key Statistics for Prostate Cancer. Disponível em: Key Statistics for Prostate Cancer | Prostate Cancer Facts | American Cancer Society


 A atividade física é uma das formas mais poderosas de se proteger contra o câncer
By Ana Paula Cardoso July 22, 2025
Você sabia que a atividade física é uma das formas mais poderosas de se proteger contra o câncer? Estudos comprovam que o exercício regular pode reduzir significativamente o risco de desenvolver vários tipos de câncer, incluindo mama, cólon, endométrio, rim e bexiga.
Imunoterapia são drogas capazes de ativar seu sistema imunológico.
By Ana Paula Cardoso June 30, 2025
Imunoterapia são drogas capazes de ativar seu sistema imunológico. Mais especificamente seus linfócitos T.
Entenda os verdadeiros impactos do câncer de próstata avançado. A doença pode afetar a cognição?
By Ana Paula Cardoso June 16, 2025
O câncer de próstata avançado do Presidente dos Estados Unidos. Saiba o que muda na rotina, os mitos e os avanços no tratamento da doença.