Por que há tantos casos de câncer de próstata? Causas, sintomas e prevenção

Ana Paula Cardoso • July 10, 2024


Por que há tantos casos de câncer de próstata? Causas, sintomas e prevenção

O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens e, muitas vezes, não apresenta sintomas iniciais.



O câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo estimativas do INCA, são mais de 71 mil novos casos a cada ano no país.


O grande desafio: o câncer de próstata é silencioso


A maioria dos casos de câncer de próstata não apresenta sintomas nas fases iniciais. Quando sinais como dificuldade para urinar, sangramento ou dor aparecem, geralmente a doença já está em estágio avançado.


Esse é um dos pontos mais delicados: muitos homens só procuram o médico quando têm sintomas. Por isso, campanhas como o Novembro Azul reforçam a importância da prevenção e do rastreamento precoce.


Nos estágios iniciais, a chance de cura chega a 95%,  e que, em sua grande maioria, não necessita da quimioterapia. Quanto antes o diagnóstico, maiores as opções de tratamento e menores os efeitos colaterais.


Por que os casos aumentaram tanto?


Dois pontos principais ajudam a explicar esse aumento. Primeiro, o envelhecimento da população: vivemos mais, hoje a expectativa de vida no Brasil chega a 78 anos.


O segundo ponto está nas mudanças de estilo de vida. A alimentação piorou, consumimos mais ultraprocessados, alimentos com alta concentração de caloria, dormimos menos, estamos mais expostos à poluição e levamos uma rotina com mais estresse. 


Diagnóstico do câncer de próstata


Muitos homens adiam a consulta por medo da doença e dos possíveis efeitos colaterais do tratamento, como impotência sexual ou incontinência urinária. Mas, na prática, quanto mais cedo o câncer é identificado, menor é a chance desses problemas acontecerem.


Outro ponto importante é o toque retal. Embora ainda exista preconceito, ele pode auxiliar o diagnóstico e ser decisivo: cerca de 20% dos casos de câncer de próstata não aparecem no PSA, o exame de sangue mais utilizado no rastreamento.


O câncer de próstata é hereditário?


A hereditariedade responde por cerca de 10 a 12% dos casos. Se você tem pai, tio ou irmão que já teve a doença, o ideal é começar o rastreamento de 15 a 10 anos antes da idade em que o parente foi diagnosticado.


É possível reduzir o risco?


  • Parar de fumar: grande responsável por aumentar o risco de diversos cânceres.

  • Praticar atividade física regular: ao menos 150 minutos por semana, incluindo exercícios de força para manter a massa muscular.

  • Controlar o peso: a obesidade pode estar diretamente associada.

  • Alimentação saudável: mais verduras, frutas e menos carnes vermelhas, ultraprocessados e gorduras animais.

  • Vacinas: HPV e hepatite B ajudam a reduzir riscos de câncer em outros órgãos e devem ser valorizadas também na saúde masculina.


Quais são os tratamentos?


A radioterapia, o bloqueio hormonal e a cirurgia são os tratamentos mais comuns para o câncer de próstata, que mesmo em casos avançados, conta com novos medicamentos que garantem uma boa qualidade de vida. 


Nem sempre será necessário um tratamento agressivo. 

Muitas inovações em oncologia trazem novos remédios e um arsenal terapêutico amplo para tratar cada caso. E a medicina vem inovando justamente em aprimorar os remédios específicos para cada tumor.


O grande segredo está em não esperar pelos sintomas.

Por isso, pense sempre em prevenir. Cuidar da saúde não é só pensar em si, mas também na família e no futuro.


Adotar hábitos saudáveis, fazer seus exames de rotina, manter atividade física e buscar o médico regularmente são atitudes simples, mas que podem salvar sua vida.


Caso deseje uma consulta personalizada com a Dra. Ana, seja presencial ou por telemedicina, entre em contato por aqui. 







Existe vacina para o câncer? O que já sabemos e o que está em estudo
By Ana Paula Cardoso October 15, 2025
Vacina para o câncer já existe? Entenda o que a ciência descobriu, quais tipos podem ser prevenidos e o que vem sendo desenvolvido.
Câncer genético x câncer hereditário: qual a diferença?
By Ana Paula Cardoso October 1, 2025
Todo câncer é genético (surge por alterações nos genes das células), mas nem todo câncer é hereditário.
Sangue na urina, o que pode ser?
By Ana Paula Cardoso September 16, 2025
Sangue na urina não deve ser ignorado. Embora muitas causas sejam benignas, ele pode ser o primeiro sinal de doenças graves, como o câncer de bexiga ou de rim.